Tosse nos Canis

A Traqueobronquite Infecciosa Canina, vulgarmente denominada Tosse do Canil, é uma infecção viral e/ou bacteriana das vias aéreas superiores do trato respiratório dos cães. É uma doença altamente contagiosa entre os cães, ou seja, é transmitida pelos cães entre si, disseminando-se rapidamente. Pode ser provocada por vários agentes virais e/ou bacterianos. Existem vários vírus implicados na doença, nomeadamente o vírus Parainfluenza, adenovírus canino 2 (CAV-2), vírus da Esgana e herpesvírus. A Bordetella bronchiseptica é uma bactéria que pode actuar como agente primário da doença, sobretudo em cachorros de idade inferior a 6 meses, embora seja mais frequente ocorrer como agente oportunista à infecção viral. Outras bactérias também podem estar implicadas na etiologia da Tosse do Canil (Mycoplasma spp., Pseudomonas sp., Escherichia coli e Klebsiella pneumoniᴂ). Esta doença é moderada e auto-limitante, sendo o único sinal apresentado pelo animal uma tosse seca Esta surge cerca de 5-10 dias após o contacto com o(s) animal(s) infectados. Embora a severidade apenas dure dos primeiros 5 dias, a doença persiste durante 10-20 dias, podendo o cão transmiti-la aos outros. A tosse como único sintoma, Em grupos de risco (c, cães idosos e imunodeficientes e filhotes ), pode haver progressão para uma broncopneumonia, que necessita de tratamento rápido e adequado.

Fonte:     http://hospitalveterinarioecovile.com.br/index.php?pg=Dicas&id_cat=1