Anorexia Canina

Anorexia canina é definido como a falta de apetite em um cão, é um transtorno alimentar, mas que não tem nada para fazer, quer em suas causas está relacionada à anorexia humana.

Cachorro-magro

Porque os cães têm tal característica de ser mais seletivo do que o alimento animal de estimação, até mesmo na saúde normal, muitos cães parecem ser um pouco anoréxicos mas não realmente são.

Anorexia canina geralmente acompanhada de fraqueza, fadiga e outros sintomas da doença que está causando esta anorexia.

Causas da anorexia canina

Existem muitas causas que levam à falta de apetite em um cão e resumimos aqui:

Estresse experimentado pelo animal

Os transtornos de ansiedade e transtornos emocionais

Tempos de calor elevado: é normal durante os dias mais quentes do verão, os cães diminuir a ingestão de alimentos e água aumento.

Gastrite, úlceras estomacais, indigestão.

Dor: por exemplo, após a cirurgia, ou trauma, fratura óssea, artrite, etc.

A perda de dentes e / ou de inflamação da gengiva

Doença hepática

Doenças Infecciosas: parvovirose, cinomose, coronavírus, etc.

Pancreatite

Obstruções intestinais, corpo estranho, por exemplo (ossos, agulhas, etc.)

Parasitas

O tratamento do câncer: a radiação e a quimioterapia costumam produzir anorexia.

Cão com anorexia por obstrução intestinal

Fonte: Washington State University

Diagnóstico de anorexia canina

Dado o elevado número de casos de anorexia é que temos de nos concentrar em vários pontos para chegar a diagnosticar a doença, que é produzi-lo. Os pontos a considerar são:

Realizar um exame clínico completo, sem esquecer da boca (veja como os dentes são, se houver quebrado que pode estar causando dor, então vamos ter que removê-lo, olhar de perto para ver se as gengivas estão inflamadas causando dor ao comer), ouvindo o coração, palpar o abdômen, tomar temperatura retal e também muito importante, pesar.

vitamina-para-cachorro-engordar

Realizar hemograma completo (CBC e química do sangue) e urina.

As radiografias de tórax e abdômen para descartar quaisquer problemas nos pulmões e / ou órgãos abdominais

Teste de fezes: Determinar a presença ou ausência de parasitas intestinais

Tratamento de anorexia canina

Na linha veterinária, temos dois tipos de tratamentos para a anorexia são:

– Os tratamentos específicos

– Tratamentos de apoio

Os tratamentos específicos são aqueles cujo principal objetivo é a identificação da causa da anorexia. Tendo identificado a doença que provoca a perda de apetite, podem ser tratados.

Tal é o caso de antibióticos para os casos de infecções bacterianas ou cirurgias para remoção de corpos estranhos no intestino, ou extrair os dentes que estão quebrados e causar dor, ou curar a inflamação das gengivas.

Tratamentos de sustentação são aqueles que ajudam o cão com falta de apetite para melhorar a sua saúde geral, como no caso de administração intravenosa de soro, normalmente usam lactato de Ringer a 5%, em combinação com nutrientes, vitaminas, minerais e glucose.

Em qualquer caso, é preciso identificar a condição leva a uma diminuição ou perda total de apetite desde sustentar tratamentos só ajudam o animal a se recuperar à medida que atingiu a causa da anorexia.

Vigilante Infantil de Proteccion Animal

Fonte: https://www.facebook.com/bettasplendensazul/posts/374768835933442?stream_ref=5

Diagnóstico

O Veterinário efetuará um controle geral na cartela clínica do vosso cão, inclusive das eventuais mudanças de dieta, ambiente ou rotina. Isto ajudará, se tiverem sido observados antes os costumes do animal, principalmente alimentares, em localizar eventuais problemas que poderiam estar acontecendo no presente, como mastigação, ingestão do alimento. O Veterinário efetuará várias provas e controles, como os Oftalmológicos, Odontológicos, Nasais, Exames gerais da face e do pescoço.

Exame Cardiológico

Retrovirus

Exame de Sangue

Exame de Urina

Exame Radiológico Abdominal e Toráxico

Endoscopia e exames da pele e células

Tratamento

Depois da identificação e da correção (ou tratamento) das causas da anorexia, o Veterinário irá compor uma sadia e equilibrada dieta alimentar para o vosso cão. Incluirá o aumento de gorduras e proteínas, melhorará o sabor dos alimentos com a inclusão de aromatizantes e caldos concentrados, ocasionalmente esquentando os alimentos levando-os à temperatura corpórea.

Se o animal estiver gravemente anoréxico, será indicada a alimentação Endovenosa (IV) sobretudo se não se alimentou por um período entre três e cinco dias ou mais. Também, se a anorexia estiver provocando dor, o vosso Veterinário pode prescrever ao vosso animal  medicamentos para a contenção das dores.

Fonte: http://www.spodan.com/it/2501.html