English EN Italian IT Portuguese PT
English EN Italian IT Portuguese PT
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

A Acupuntura Veterinária

A acupuntura veterinária é, provavelmente, tão antiga quanto a história da acupuntura humana. Estima-se que ela vem sendo praticada há cerca de 4000 anos, tendo sua origem na mesma época em que surge a acupuntura humana, na China antiga. No Ocidente, e vem sendo utilizada há décadas na clínica de pequenos animais. Os chineses praticavam a acupuntura regularmente em seus animais. Inicialmente em cavalos, muito importantes tanto para a agricultura quanto para a guerra. [18] Posteriormente, passaram esses conhecimentos para prática em outros animais e finalmente, em cães, gatos e aves.
Fonte: Wikipedia

cane-agopunturaAcupuntura é uma técnica oriental milenar que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo do paciente, afetando todos os sistemas fisiológicos. Atua principalmente por meio do sistema nervoso central, afetando o sistema músculo-esquelético, hormonal e cardiovascular. A eficácia terapêutica depende do potencial de autocura do paciente e da capacidade do veterinário acupunturista em ativá-la.
Como regra geral, animais saudáveis têm maior potencial de cura. Em Medicina Veterinária, ela é indicada para o tratamento de diversas doenças como terapia única ou complementar à tradicional, são elas: gastrites, enterites, colites, bronquite, broncopneumonia, pleurisia, miocardites, arritmia cardíaca, nefrites, alterações na micção, prostatite, cistite, hipotiroidismo, hipertiroidismo, diabetes insipidus, espondilopatia hipertrófica, paralisia facial, epilepsia, seqüelas da cinomose, mastite, conjuntivite, otite média, entre outras.
Fonte: HCV – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A acupuntura veterinária teve a sua explosão nos tempos atuais, e foi altamente especializada e melhorada por veterinários ocidentais, que buscavam outras alternativas às formas convencionais de tratamento existentes.
A duração do tratamento varia de acordo com a doença apresentada e com a receptividade do animal. Dependendo do quadro do paciente as sessões de acupuntura podem ser associadas a medicamentos fitoterápicos, homeopáticos ou alopáticos, obtendo-se ótimos resultados e diminuindo a incidência de cirurgias.
A acupuntura veterinária tornou-se popular por ser uma terapia segura, rápida e eficiente. É útil em qualquer enfermidade, podendo ser utilizada como tratamento principal ou auxiliar.
QUEM PODE APLICAR A ACUPUNTURA EM ANIMAIS?
SOMENTE UM MÉDICO VETERINÁRIO DEVIDAMENTE QUALIFICADO NA ÁREA DE ACUPUNTURA VETERINÁRIA PODERÁ UTILIZAR AS TÉCNICAS DA MEDICINA VETERINÁRIA TRADICIONAL CHINESA (MVTC), COMO A ACUPUNTURA, FITOTERAPIA, MASSAGENS, MOXABUSTÃO E OUTRAS MAIS, COM A DEVIDA QUALIDADE E CONFIABILIDADE QUE SEU ANIMAL TANTO MERECE.PARA QUE O VETERINÁRIO SEJA QUALIFICADO, ELE DEVERÁ PRIMEIRAMENTE TER SE FORMADO EM UM CURSO DE QUALIDADE QUE O PREPARE DEVIDAMENTE PARA QUE SE TORNE UM BOM PROFISSIONAL DE ACUPUNTURA VETERINÁRIA.
Texto gentilmente cedido por Daniela Lewgoy – Médica Veterinária – CRMV 8442
Fonte: https://www.portalnossomundo.com.br

https://www.facebook.com/acupet/?fref=ts

Dra. Alessandra Fidelcino – Acupet Veterinária – CRMV / PR 5874

 

 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A melhor Assistência Veterinária do Brasil!

Maior e mais completo Plano de Saúde!



Para mais informações sobre as Rações Super Premium Dottor Dog®, preencha o formulário abaixo. Logo entraremos em contato, com mais informações!

    close-link
    error: Conteúdo Protegido!!!