Inseminação Artificial Canina
06/07/2016
O Gato e a Espiritualidade
06/07/2016

O Mau Hálito Canino

Os cuidados com a saúde bucal não está restrita aos seres humanos, os animais também precisam cuidar dos dentes evitando doenças e perdas dos mesmos.
O mau-hálito é um dos problemas enfrentados por cães e gatos, acometendo cerca de 80% dos animais adultos, na maioria dos casos, o tártaro é o causador de tal infortúnio. O tártaro é formado pelo acúmulo de comida na arcaria dentaria, sendo que, os restos desses alimentos servem de servem de nutrientes para bactérias que aderem aos dentes e formam a placa bacteriana e aos poucos existe a mineralização dessas placas e forma-se, então, o cálculo dentário (tártaro).
A quantidade de tártaro que aparece na boca dos animais também depende da idade, da dieta alimentar e até mesmo da capacidade de defesa do organismo.
A prevenção se dá através da avaliação da coloração da língua, devendo ser vermelho vivo, e através da escovação dos dentes dos animais diariamente ou pelo menos quatro vezes por semana, evitando assim, que o tártaro evolua para uma gengivite.
Não existe um tratamento decisivo para o tártaro e placas bacterianas. Por isso é necessário que o dono fique de olho na saúde bucal dos animais, fazendo a higienização adequada e levando ao médico veterinário quando preciso.
Dr. Felipe Sento Sé
Médico Veterinário
CRMV-PE 4040
ProntoVet – Clínica Veterinária e Pet Shop
(87) 3035-1817 / 9 8822-2662 / 9 9631-1024

Fonte:      https://www.facebook.com/prontovetpetrolina/

1 Comentário

  1. Mariangela Alcantara Medeiros disse:

    Olá. Eu vi em um um blog na internet uma matéria sobre o mau hálito e me interessou, porque tenho um Poodle que há sérios problemas com isto. Já foi feita limpeza de tártaro e uma outra cura para o intestino e não passou totalmente. Vi algumas dicas caseiras que poderiam ajudar mas gostaria da opinião de vocês se podem causar algum problema.
    …”Aditivos naturais caseiros que podem refrescar o hálito incluem chá de salsa ou bochechos e chás de ervas feitos com erva-doce, gengibre, hortelã-pimenta e hortelã. Espremer limão ou misturar uma gota de óleo e menta ou hortelã na água do seu cão irá limpar sua boca e refrescar seu hálito.” Será que isto poderia trazer algum problema para o meu cãozinho? Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem vindo(a) ao nosso site, fale conosco rapidamente através do WhatsApp clicando no botão abaixo: