5 Segredos do Sono dos Gatos
22/06/2016
A Lealdade de um Cão
23/06/2016

Envenenamento em Cães

Envenenamento em Cães

A intoxicação dos animais de estimação é uma coisa comum de se encontrar em clínicas veterinárias. Seja de forma acidental ou criminosa. A primeira costuma acontecer quando o animal ingere plantas tóxicas, medicamentos, venenos para roedores ou entra em contato com tintas, produtos de limpeza, agrotóxicos ou ainda, picado por animais peçonhentos.

O animal, de maneira instintiva, evita os produtos tóxicos, mas por curiosidade ou desatenção, pode acabar entrando em contato com estas substâncias. No caso de intenção criminosa, o agente tóxico normalmente está disfarçado dentro de alimentos e age de maneira rápida, normalmente levando o animal à morte.

Os sinais clínicos são os mais variados, sendo o mais comuns:

– alteração do estado de consciência (agitação, sonolência ou coma)

– sintomas gastrintestinais (salivação intensa, vômitos, náuseas, dor abdominal)

– hemorragias

– tremores

– dificuldade respiratória

– alteração de ritmo cardíaco

Os sintomas variam conforme a substância, a quantidade ingerida e características do animal que ingeriu. Em caso de suspeita de intoxicação, preste atenção se está faltando algum produto da dispensa, se há plantas destruídas no jardim, se houve dedetização do ambiente ou se há algum objeto ou alimento que não foi dado pelo proprietário.

Nesses casos, o ideal é procurar seu médico veterinário de confiança. Lembrando que em casos de ingestão de medicamentos e plantas, a medida indicada é provocar o vômito. Mas caso o animal esteja desmaiado ou com convulsões, não provoque o vômito. Guarde a embalagem do produto, restos da substância ou o material vomitado, para facilitar a identificação pelo médico veterinário.

Fonte: http://www.sosanimal.com.br/informativo/exibir/?id=176

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem vindo(a) ao nosso site, fale conosco rapidamente através do WhatsApp clicando no botão abaixo: