English EN Italian IT Portuguese PT
English EN Italian IT Portuguese PT
Compartilhar:

Higiene para Gatos: O que é Mito e o que é Verdade?

Existem muitas lendas sobre gatos e os cuidados com a sua higiene. Por exemplo, muitas pessoas acabam se descuidando dos gatos por acharem que eles são “autolimpantes” o suficiente.

A médica veterinária especialista em felinos domésticos Patrícia Yukito Montaño, que é parceira do HV Pró Vita para atendimentos aos felinos, alerta sobre o que é verdade e o que é mito sobre os cuidados com este pet.

Higienização em gatos
Os gatos de pelos curtos raramente precisam de banhos e ou tosas justamente por terem essa capacidade de se manterem limpos o suficiente ao realizar o comportamento de auto-grooming e os cuidados que devemos ter realizando uma higienização com banhos e tosas são para gatos que possuem pelos longos.

“Nas raças Persa, Sagrados da Birmânia, Maine Coon, etc, a pelagem tende a se acumular em uma quantidade que muitas vezes forma grandes nós e estes predispõe a algumas dermatopatias. O gato também acaba ingerindo grande quantidade de pelos no comportamento de auto-grooming causando os famosos vômitos de bolas de pelos” explica a doutora.

Além de banhos e tosas em gatos de pelos longos, é muito importante sempre escovar o pet todos os dias.

Gato gordinho
Outro cuidado que temos que ter com uma higienização mais intensa é em gatos obesos. Independente do tamanho da pelagem, eles acabam não conseguindo alcançar algumas partes do seu corpo no auto-grooming.

“Eles estão predispostos à seborreias e dermatites, principalmente dermatite peri-anal. Para estes animais, costumo recomendar higiene diária com lenços umedecidos, que são próprios para animais, e banhos quinzenais” conclui.

Fonte: http://veterinario24horascuritiba.com.br/2015/01/higiene-para-gatos-o-que-e-mito-e-o-que-e-verdade/

 

Compartilhar:

Os comentários estão encerrados.

A melhor Assistência Veterinária do Brasil!

Maior e mais completo Plano de Saúde!



Para mais informações sobre as Rações Super Premium Dottor Dog®, preencha o formulário abaixo. Logo entraremos em contato, com mais informações!

    close-link