Hello world!
02/12/2015
O Microchip e sua Importância
12/02/2016

Dono ou Tutor?

Há anos existem pessoas, associações privadas e até mesmo organizações não governamentais que defendem os direitos dos animais. Todas merecem louvor por seus feitos em prol destes seres indefesos. Contudo, algumas ainda pecam num detalhe que pode parecer pequeno, mas que não é.

Para compreender a diferença entre Dono e Tutor, é preciso também compreender que posse e tutela embora possam ser confundidas, possuem significados diferentes.

Partamos do princípio que “ninguém é de ninguém”. Logo, se os pais biológicos não são donos de seus filhos, muito menos os pais de filhos adotivos, que assim como os biológicos possuem uma Tutela Legal sobre a criança, o que garante ao Estado intervir e tutelar a mesma criança caso ela sofra maus tratos pelos pais, sejam eles biológicos ou adotivos.

Sendo assim, a ideia de um dono ter posse sobre um ser logo é descartada. Ainda que se compre um filhote e independentemente do valor pago por ele, o Estado sempre terá o direito de intervenção em sua tutela caso maltrate ou permita que o animal seja maltratado, recolhendo-o, encaminhando-o para acompanhamento clínico e posteriormente para adoção por outra pessoa/família. Repare que o processo é bem parecido ao aplicado em casos de crianças vítimas de maus tratos, abusos e etc.

Portanto, agora que você já sabe que perante a Lei e ao Estado você é considerado no máximo como Tutor do seu amigo de 4 patas, quebre a força do hábito de dizer que é dono. Você é dono de objetos, mas de seres vivos você nunca passará de tutor.

4 Comentários

  1. Marcos Andrade disse:

    Sempre digo isso pra minha cunhada, mas só que ela acha que é implicância minha.

  2. Altamar Cezar disse:

    Hoje vi no jornal pela tv uma reportagem sobre uma senhora detida por deixar um cãozinho preso por uma corrente em uma árvore na calçada por dois meses. O animal foi resgatado desnutrido, abatido e doente. Não entendo como um animal mantém qualquer outro animal em cárcere privado. Fiquei indignado. Adoraria ter um cãozinho mas tenho medo das responsabilidades sobre outra vida.

  3. Carlos Alberto disse:

    Quem se propõe a ter um animal em casa, deve cuidar e proteger.

  4. Evinha Falcão disse:

    Eu prefiro a adoção que a compra. Sempre digo isso para as amigas: Gente pra que comprar um animal se tem tantos pra adoção, e eles são mais fofinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *