English EN Italian IT Portuguese PT
English EN Italian IT Portuguese PT
Compartilhar:

GATOS: Alimenta-los com Leite faz bem?

Mito ou Verdade?

Gatos são loucos por leite e alimenta-los com esse líquido

faz muito bem à saúde deles, sem problema algum!

MENTIRA!!!

1

    Esse mito pode trazer consequências danosas á saúde do gato, como diarréia, flatulência e desnutrição. Tais males se instalam porque, normalmente, esses animais passam a ter intolerância à lactose a partir da sexta semana de vida. Do ponto de vista nutricional, os gatos só precisam de leite da mãe. Passado esse período, o metabolismo dos mamíferos perde o poder de aproveitamento da lactose do leite.

Leite materno – Cães e gatos só precisam do leite materno durante as quatro primeiras semanas de vida. Cachorros órfãos ou que, por algum motivo, não puderem consumir o leite da mãe devem receber substitutos adaptados ás suas necessidades.

Composição do leite – Existem diferenças significativas entre os leites produzidos pelos diversos mamíferos. Por isso, o leite da vaca ou de cabra não são adequados aos gatos.

Leites Especiais – Vale destacar também que o leite de vaca não é apropriado pois é produzido por um herbívoro. E o mesmo é rico em açúcares (lactose), pobre em proteínas e gorduras benéficas para carnívoros. Esse leite não é indicado nem mesmo como substituto de colostro aos filhotes órfãos. Para eles, existem produtos no mercado que equivalem ao leite materno.

Artigo Revista Meu Pet Extra 01

Leite – Gatos podem beber leite?

Será que eu posso dar leite para meu gatinho?

2

Desde nossa infância, desenhos animados e filmes imprimem em nosso subconsciente a ideia de que gatos bebem e adoram leite. Parece inclusive que eles são muito gulosos bebendo seu leitinho, e na vida real gatos são verdadeiros apaixonados por leite também!

Mas a verdade é que, mesmo parecendo um absurdo, o leite pode fazer mais mal do que bem ao organismo de um felino. Infelizmente, apesar de ser um alimento que atrai nosso amado gatinho, não é a dieta mais adequada nem a mais saudável para propor ao nosso bichinho. além disso o valor nutricional desta deliciosa iguaria, não é tão grande como muitos imaginam.

Gatos podem beber leite?

Por que leite pode ser prejudicial para saúde de um gato?

3

A introdução do leite na dieta de um felino carrega alguns aspectos negativos, que podem ser prejudiciais para a saúde do gato. Nas primeiras semanas de vida, os gatinhos dependem do leite materno para sobreviverem e se desenvolver. O leite materno é um alimento completo que contém proteínas, gorduras e todos os anticorpos essenciais para o seu desenvolvimento. Filhotes de gatos não precisam de nenhum outro alimento até sua quarta semana de vida.

Não é recomendado oferecer leite de vaca a um gatinho! Mesmo que algo tenha acontecido à sua mãe, mesmo no caso de filhotes abandonados ou órfãos. Neste caso a administração do leite deverá ser feita ou através de uma mãe substituta, ou de um leite especificamente desenvolvido para esta função. Após o desmame, o gato já não precisará mais de leite em sua dieta, já que a partir deste período, ele poderá ingerir os nutrientes de que necessita através de outros tipos de alimentos como por exemplo, comidas de gato que estão disponíveis no mercado ou em lojas especializadas em animais.

Gatos podem beber leite?

O tipo de leite adequado para filhotes recém nascidos, tem uma cor um pouco mais escura do que o leite de vaca e certamente é um leite de mais fácil digestão. Nunca cometa o erro de dar o mesmo leite que consumimos para gatinhos filhotes, você pode até causar a morte de um gatinho devido a uma diarreia forte.

Oferecer leite de vaca para um gato adulto, pode até fazer menos mal, mais ainda assim pode causar diarreia severa e fortes dores de estômago. Isso acontece porque no leite de vaca existe muita lactose e caseína, mais do que os gatos são capazes de digerir normalmente.

O organismo de muitos animais não produz a enzima lactase que é responsável por digerir a lactose (o açúcar encontrado no leite), fazendo com que a digestão se torne muito lenta. Devido esta demora o sistema digestivo passa a acumular uma grande quantidade de água no intestino e as bactérias atacam as paredes intestinais, causando uma grande quantidade de gás e finalmente forte dor e diarreia.

Como posso oferecer leite para um gato?

Gatos podem beber leite?

Se ainda assim você quiser introduzir o leite na dieta de seu gato, faça apenas como um alimento extra. Certamente gatos apreciam bastante do paladar do leite. Existem inclusive, alguns veterinários que recomendam dar uma pequena dose por dia, para que o gato possa se acostumar. Desta forma, você irá evitar que ele sinta um grande desconforto. No entanto é recomendado que você ofereça sempre um leite desnatado. É sempre muito importante ter cuidado com todo tipo de alimentos que introduzimos na dieta de nossos felinos. Existem também, alguns gatos que são menos vulneráveis à lactose, no entanto é muito importante frisar que estes casos fogem à regra.

Outra questão muito importante, é ficar de olho nas calorias de sua dieta, para evitar o risco de tornar seu pet obeso e doente. Uma dieta adequada não deve incluir muitas calorias por dia, elas devem também ser extraídas de fontes adequadas e saudáveis. Uma xícara de leite integral contém cerca de 149 calorias, enquanto o desnatado contém 83 calorias, por este motivo devemos oferecer leite ao nosso gato, apenas como uma pequena parte das calorias que ele irá ingerir durante o decorrer de um dia. Sendo assim, capaz de digerir o leite sem que ocorram incidentes desagradáveis, como problemas gástricos, a obesidade e doenças relacionadas. Pense sempre que seu gato é pequenininho em relação a você e que a barriguinha dele enche com bem pouca comida.

Em qualquer caso, antes de introduzir qualquer tipo novo de alimentação na dieta de seu gatinho, é sempre importante pedir conselhos ao seu veterinário sobre a forma certa de administrar este novo alimento em sua dieta. Mantendo assim seu pequeno sempre saudável.

http://www.blogdogato.com.br/gatos-podem-beber-leite/#prettyphoto[379]/1/

http://www.cevet.com.br/pet-care/ola-mundo-2/

https://www.facebook.com/cevethospitalveterinario

 

 

 

Compartilhar:

Os comentários estão encerrados.

A melhor Assistência Veterinária do Brasil!

Maior e mais completo Plano de Saúde!



Para mais informações sobre as Rações Super Premium Dottor Dog®, preencha o formulário abaixo. Logo entraremos em contato, com mais informações!

    close-link