Avanços na Ortopedia Veterinária
19/07/2016
O que você vai fazer quando seu animal virar uma estrelinha?
20/07/2016

Avanços na Oftalmologia Veterinária

A Oftalmologia  é uma das especialidades com maior  crescimento dentro da Veterinária,  onde o investimento e a pesquisa têm proporcionado as condições para o seu grande desenvolvimento. Neste aspecto se destacam a inclusão e adaptação de diversas abordagens clinico/cirúrgicas anteriormente exclusivos da oftalmologia humana. A utilização de procedimentos diagnósticos como o ultrassom ocular, a eletrorretinografia de campo total  e o potencial visual evocado entre outros, têm permitido o diagnóstico e tratamento precoce de afecções oculares como a catarata, neoformações extra e intraoculares, processos mórbidos da retina entre outros, o que se torna fundamental para o sucesso do tratamento. Com relação ao tratamento da catarata podemos destacar a utilização da Facoemulsificação como a técnica rotineira de tratamento da catarata, aliada à possibilidade do implante da lente intraocular artificial, melhorando assim os resultados visuais dos pacientes operados.

Foto 1 Oftalmologia   Foto 2 Oftalmologia

Nos casos de glaucoma não responsivo a tratamento medicamento, em casos de inflamações não responsivas e ainda em casos de traumatismos severos, o  implante de próteses intraesclerais tem proporcionado a possibilidade de preservar  os olhos que  se encontram funcionalmente dolorosos ou perdidos.

Foto 3 Oftalmologia

Nos casos de déficit lacrimal não responsivo ao tratamento clínico (Ceratoconjuntivites seca – CCS), as técnicas de auto implante das glândulas salivares menores e a transposição do ducto parotídeo, permitem a recuperação da lubrificação ocular e  o retorno visual de pacientes com desconforto ocular e com cegueira pelo ressecamento.

Foto 4 Oftalmologia

A realização de enxertos conjuntivais pediculados ou de membrana amniótica em ilha são abordagem cirúrgicas seguras e efetivas no tratamento das úlceras de córnea  profundas, as quais  podem ser empregadas nos casos de perfuração ocular,  preservando o bulbo do olho e a visão  nos casos onde o procedimento é realizado de forma precoce.

Foto 5 Oftalmologia Foto 6 Oftalmologia

No caso de estrabismos, onde o olho encontra-se desviado de seu eixo correto, devido a causas congênitas ou secundárias a algum processo mórbido, podem ser realizadas as mioplastias corretivas, que melhoram significativamente  a visão e a estética destes pacientes.Foto 7 Oftalmologia

É fundamental lembrar que a abordagem correta no tempo certo aumenta muito a probabilidade de recuperação e manutenção de um olho funcional.  Portanto se o seu animal apresentar manchas, corrimentos, dor, desconforto a luz, coceira intensa, esbranquiçamento, opacificação, avermelhamento ou sinais de perda visual leve-o para uma avaliação clinica. O HOSPITAL VETERINÁRIO SOS ANIMAL esta habilitado com uma equipe de especialistas preparado para atende-lo nestas e outras patologias oftalmológicas.

Dr. Juan Pablo Duque Ortiz 

Dr. Juan Pablo Duque Ortiz

  1. MSc. PhD. Diretor Clínico Visão Animal – Centro de Oftalmologia Veterinária. Medico veterinario responsável pelo setor de oftalmologia do HOVET SOS ANIMAL.

Fonte:      www.sosanimal.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem vindo(a) ao nosso site, fale conosco rapidamente através do WhatsApp clicando no botão abaixo: