Florais calmantes para Cães e Gatos
28/07/2016
Destinação do Animal após Morte
29/07/2016

Anorexia Felina

Anorexia Felina

Como veterinário e proprietário de gatos posso afirmar que estes animais exigentes, tem personalidade própria, suas escolhas próprias.

Um exemplo clássico é a alimentação, quem escolhe se aceitará determinada marca de ração ou não é o próprio animal.

Já tive a oportunidade de tratar alguns casos deste problema em felinos, e garanto, nenhum proprietário gostará de ver seu pet numa situação dessas.

ANOREXIA

A anorexia ou perda de apetite, é uma manifestação clínica rapidamente observada pelos proprietários, geralmente levando seu pet a um profissional veterinário, uma vez que este problema está associado a outras enfermidades.

As principais doenças que podem causar anorexia nos gatos são: problemas orais (úlceras, tumores, dor nos dentes), doença intestinal inflamatória, linfoma alimentar, lipidose hepática, doença renal crônica e viroses.

Outras condições que podem causar anorexia: dor e estresse.

O estresse pode ser causado por mudança de casa, novo membro na família (pessoa ou animal), mudança na dieta, banho, viagem, ausência do dono por longos períodos e brigas com outros animais. Você confere diversas matérias sobre problemas comportamentais aqui.

COMPLICAÇÕES      

A principal complicação de uma anorexia prolongada é a lipidose hepática. 

A lipidose é uma acúmulo de gordura no fígado que pode ser desencadeado pelo jejum prolongado. Gatos com essa afecção geralmente apresentam vômitos e mucosas amareladas (icterícia). A doença não tratada pode levar ao óbito do animal

VÔMITOS E ANOREXIA

Embora a quantidade e o volume do vômito sejam menores, eles podem sim vomitar.

Nesses casos é comum que o conteúdo do vômito seja um líquido amarelo esverdeado e/ou espumoso. A explicação para isso é que o animal vomita a bile, um líquido produzido no fígado, armazenado na vesícula biliar e liberado no intestino. Ela ajuda na digestão das gorduras dos alimentos e na ausência deles fica mais fácil de identificar sua cor no conteúdo eliminado.

MANEJO DA ANOREXIA

Nunca deve ser manejada sem auxílio de um veterinário, pois é preciso descobrir a causa da anorexia, em primeiro lugar.

Alguns animais precisam de sonda para voltarem a se alimentar. A sonda pode ser nasal, esofágica ou gástrica, na maioria das vezes, o animal pode ir pra casa com a sonda, sem

A reintrodução dos alimentos deve ser sempre feita de maneira gradativa para evitar complicações mais sérias. Os alimentos pastosos e de alta digestibilidade são os mais indicados.

Quando a causa é comportamental, então o manejo deve ser nessa questão. Pequenos atos podem ajudar, como fazer uma reintrodução do animal novo na casa, só que de maneira mais lenta, evitar os banhos, voltar a oferecer a ração anterior, dentre outras. Aqui vale mesmo usar o bom-senso.

Nunca medique seu gato sem orientação veterinária.

O profissional veterinário definirá os melhores meios para diagnosticar o problema!

Dr. Patrick Rafael Teixeira Batista – Médico Veterinário – Pós graduado em Vigilância Sanitária de Alimentos – CRMV/SP 26050

https://www.facebook.com/patrickbatistaconsultor/?pnref=story

Fonte:     https://www.facebook.com/profile.php?id=100005308573669&pnref=story

(Agropecuária Apiai)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *