Sete Coisas que Deixam os Vets de Cabelos em Pé!
29/06/2016
Tosse nos Canis
29/06/2016

A Ingestão de Plantas Venenosas

Cães e gatos podem ingerir plantas venenosas seja por alguma disfunção digestiva, deficiência alimentar ou até mesmo distúrbios comportamentais. Muitas vezes o pet está entediado e come plantas por não ter o que fazer. Esse comportamento pode ser fatal, pois algumas plantas, como o lírio para os gatos e a comigo-ninguém-pode aos cães, podem matar em 24 horas.

Não provoque vômitos!
Dependendo da planta ingerida, os sintomas podem ser agravados caso o proprietário induza o vômito no animal. Algumas plantas são irritantes e cáusticas na mucosa oral e esôfago.

Sintomas:
A ingestão de plantas pode causar intoxicação com sintomatologia branda, como vômitos, náuseas (o animal saliva muito), diarreia, falta de apetite, mas também pode levar a uma intoxicação fatal. Tudo vai depender da espécie da planta e da relação de proporção entre o peso do animal e a quantidade ingerida. A suspeita de intoxicação por plantas é confirmada, muitas vezes, pela presença de restos de plantas no ambiente junto ao vômito ou fezes.

Lembrando sempre que nos primeiros sintomas deve levar o pet a um veterinário com urgência.

Prevenção:
O dono deve deixar fora do alcance dos pets plantas que possam ser tóxicas a eles. Outro cuidado é não permitir que os animais comam plantas ou gramas durante passeios, pois é comum que estejam contaminadas com veneno para rato ou formiga.

Algumas plantas tóxicas aos cães e gatos:
Comigo ninguém pode
Cebolinha
Arruda
Folhas de azaleia
Jiboia
Fícus
Lírios ou orquídeas
Samambaia
Mamonas
Copo-de-leite
Espada-de-são-jorge
Costela-de-adão
Espirradeira
Tulipas
Bico-de-papagaio

Artigo retirado da revista Meu Pet Extra 01

Fonte:      http://www.cevet.com.br/pet-care/standard-blog-post/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *